como criar um site

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

CIA ICARASO DE TEATRO desenvolve projeto de Educação Popular no Território do Sisal

Desde 08 de março de 2009 até a presente data, a CIA ICARASO DE TEATRO, realizou em Araci e em algumas outras cidades, dezenas de peças teatrais, através das Secretarias de Cultura, Turismo, Eventos, Esporte e Lazer; de Desenvolvimento Social; da Saúde e da Educação da Prefeitura Municipal de Araci, estado da Bahia, sendo todas elas de autoria, (exceto “Os Saltimbancos”) e sob a Produção e Direção Teatral de Fernando Peltier, Escritor e Teatrólogo com formação superior – Bacharel em Artes Cênicas – Emac / Ufba.


A Companhia Icaraso utiliza, em suas apresentações, as linguagens das ARTES CÊNICAS e da POESIA, do BRINCAR e do BRINQUEDO, da CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, através de diversas atividades estratégicas (engraçadas, prazerosas e de identidade cultural com o público alvo), ricamente informativas e linguajar de fácil assimilação, sobretudo, quando se trata de um público com nível de informação a desejar ou em formação, a partir das dificuldades no rendimento escolar, numa investida de, instruir divertindo, entretendo, facilitando a concentração e a assimilação, estimulando e adotando, na criança e no jovem, o exercício e o hábito de LER, atitude importantíssima para os seus desenvolvimentos. 
Todas as apresentações são curtas, nunca excedendo de 70 minutos, exatamente para não entediar o público dessa faixa etária com nível exíguo e inquieto de concentração, mas que, em sendo sensibilizado, levará em retorno às suas famílias e comunidades, como agentes multiplicadores, essa façanha grandiosa que é o HÁBITO DE LER, tudo a transcorrer pelas mensagens positivas e fáceis de repassar, em relação aos seus problemas ou suas viagens literárias. 





Talvez a peça mais famosa apresentada pela Companhia seja Pinóquio, com setenta minutos de duração e trata do tema ética.






A Companhia oferece espetáculos em 3 segmentos. Veja o resumo abaixo:


1 – PEÇAS ELUCIDATIVAS, CONQUANTO OS RISCOS SOCIAIS:
Cochilou, Cachimbo Caiu!” – Dengue
Desespero de Mãe 1 – O Que Fizeram com Minha Filha” – Prostituição Infantil e Juvenil
Desespero de Mãe 2 – Drogas, que Droga!” – Drogas
Vida que Vem Melhorar” – Bolsa Família, direitos e deveres
Sinais de Inteligência” – Educação no Trânsito
O Lixo Pode Ser o Bicho!” – Lixo

2 – PEÇAS TEATRAIS INFANTO-JUVENIS DE ENTRETENIMENTO:
Pinóquio”
Os Saltimbancos”
Fuga Num São João”
Auto das Dores de Cristo”
Auto do Presépio de Natal”




3 – OFICINAS:
3.1 - Projeto “Sensibilizar no Infinito!...”
Oficinas de Poesia: Vamos Brincar de Rimar?
Culminância: Labirinto de Poesias / Varal do Poema Cartaz com a produção dos partícipes.
3.2 - “Projeto Vamos Fazer Teatro Fazendo Teatro?”
3.3 - “Projeto Ciranda do Teatro” – As Escolas vão ao teatro assistir “Pinóquio”, com oficinas e atividades antes e após a audição.
3.4 - “Projeto Vamos Brincar de Brincar de Brincar?
3.5 - “Projeto Teatro-Stand” – Manhã ou Tarde de Autógrafos do Livro Teatro Nosso Cada Dia, de Fernando Peltier, onde tem publicada a peça “Pinóquio”, CD e DVD de peças de Fernando Peltier.
3.6 - “Projeto de Contação de Histórias & Estórias”
3.7 - “Quem Tem Medo de Falar em Público?” - para criança ou/e também para o adulto, separadamente – Oratória.




Para conhecer melhor os diversos projetos da Companhia, veja a íntegra dos Projetos desenvolvidos.

Todos os projetos são dirigidos por Fernando Peltier, Bacharel em Direção Teatral / UFBA. Escritor: Poeta, Dramaturgo e, também, Professor de Artes Cênicas; e por Vera Jacobina, Licenciatura Plena em História com Pós-Graduação em Turismo e Desenvolvimento Sustentável / UNEB - Poetisa e Artista Plástica.

Veja aqui um pequeno ensaio com fotos dos Projetos.





Pode-se contatar a Companhia para apresentações através dos contatos abaixo


Endereço: Travessa do Mercado, nº 178, 1º andar, Praça da Nação, Centro. CEP nº 48.760-000
Contatos: fernandopeltier@hotmail.comfernandopeltier@ymail.com – celulares: (75) 9121.0975 – 8144.9468 – 9903.1323 – (74)9191.2242



Artikel Terkait:

1 comentários:

Fernando Peltier disse...

Todo um esforço na busca do essencial: uma educação sensibilizada que forma cidadãos fortalecendo a cidadania a civilidade. Só bastaria que os "cegos poderes" e as mídias, enxergassem projetos com essa índole e outros galos nos cantariam em termos de tudo o que se refere a humanização, meio ambiente, inclusão e RESPEITO à criança e ao jovem, tão carentes de um projeto dessa natureza. Sou suspeito em comentar, mas já que outros não o fazem... parabéns Portal do Semi-árido!!!

Postar um comentário

Copyright by Portalsemiarido 2011. Tecnologia do Blogger.

FACEBOOK BOX